Foi lançado na passada 2.ª feira, no Centro de Estudos de História do Atlântico (Funchal), mais um valioso instrumento para a divulgação e manutenção da prática do nosso machete (braguinha). Trata-se de uma edição bilingue em CR-ROM+Áudio. Segue uma sinopse:
“O Machete Madeirense no Séc. XIX” é o 4.º volume do projecto Colecção Madeira Música. Nos três primeiros números foram recuperadas obras de autores madeirenses de domínios musicais diversos: desde as sinfonias religiosas tocadas nas cerimónias sacras, passando pelas obras orquestrais dos bailes oitocentistas do Funchal, até à música para piano composta na Madeira entre 1810 e 1955.
Este 4.º volume é uma edição especial por vários motivos, destacando-se aqui três. Primeiro, conta com a Investigação Histórica e a Autoria Principal do Dr. Manuel Morais, especialista português no domínio dos cordofones de mão, que assim vem enriquecer e contribuir com os seus conhecimentos esta Colecção. Segundo, o repertório musical aqui divulgado é extremamente raro, sendo a sua recuperação não apenas um contributo para a História da Música na Madeira, mas também para a História Universal da Música. Terceiro, nas gravações deste CD participam alguns alunos do Gabinete Coordenador de Educação Artística de grande talento, os quais se têm dedicado ao Machete com grande empenho e dedicação, aliando-se assim o passado musical à nossa juventude, num elo entre gerações que é essencial realizar na nossa causa da conservação do património musical madeirense e da identidade regional.
Na parte de investigação e autoria de textos, este quarto volume contou com o apoio do Centro de Estudos de História do Atlântico, na pessoa do insigne Professor Doutor Alberto Vieira e, na pesquisa iconográfica, contou com a colaboração da Associação Musical e Cultural Xarabanda, através do seu presidente Rui Camacho.
Neste quarto volume, é possível:
- Ouvir doze peças para machete madeirenses, compostas no século XIX;
- Visualizar e imprimir as partituras, numa edição moderna, das músicas gravadas nesta publicação;
- Conhecer o contexto social da prática do machete no século XIX;
- Saber alguns dados biográficos de três importantes compositores para machete: Cândido Drumond de Vasconcelos, Manuel Monteiro Cabral e António José Barbosa.