quarta-feira, 25 de março de 2009

Questionário

Coloquei um pequeno questionário, para ter uma ideia se quem passa por cá gosta de ouvir música tradicional/popular: se faz parte da sua discoteca em casa; se só ouve quando está com alguém que ouça; se não ouve mesmo nada; ou pelo contrário, se só tem ouvidos para este género.
Participem...


terça-feira, 24 de março de 2009

Viola de arame em Concerto

       Este concerto, realizado em 2006, foi o fruto de um convite feito pela minha amiga Teresa Leão, responsável artística da Orquestra de Bandolins do GCEA, para participar como solista em viola, no Concerto para Bandolins RV558, de A. Vivaldi
       Foi então que lhe propus que em vez de tocar viola, tocasse a nossa "tradicional" viola de arame. É claro que fomos para a frente com a ideia. Tanto para mais que nunca havia sido tocado Vivaldi numa viola de arame madeirense (que se saiba...!).
       Além desta apresentação pública, no Centro Cultural John dos Passos (Ponta do Sol), realizou-se uma outra pela mesma altura, no Teatro Municipal do Funchal.

          Ficam então aqui os 3 andamentos deste concerto:










domingo, 15 de março de 2009

Beyond the Trees

Gostava de vos mostrar esta página Beyond the Trees, de um construtor de verdadeiras obras de arte.

Ele chama-se Fred Carlson e constrói cordofones com formas muito peculiares, com grupos de cordas adicionais, tornando-os únicos, tanto a nível visual como sonoro.

Apreciem...


sábado, 14 de março de 2009

Registos da Oficina da Pitangueira

Como é hábito, o meu amigo Carlos Jorge, sempre que alguém pega num instrumento na sua Oficina e comece a soltar umas notas, ele vai buscar a sua gravadeira para registar o momento. Estive um dia destes com ele a refundilhar o seu arquivo e encontrei alguns desses registos. Este é um deles:




O que se ouve e vê é simplesmente um improviso numa viola de arame de cinco ordens duplas.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Encontro de Cordofones 2009

       Decorreu hoje o IV Encontro de Modalidades Artísticas [Cordofones], desta vez no Centro Cívico do Porto da Cruz, onde estiveram cerca de 250 alunos de escolas de toda a região.

       Mais um bom momento de partilha e de aprendizagem - a tocar e a ouvir...





Walking behind you (G. Schwertberger)
Alunos do Centro de Expressões Artísticas - GCEA