Foi ontem apresentado no Auditório do GCEA o manual de iniciação à Braguinha, Cordofonias - Braguinha 1, uma edição da Associação de Amigos do GCEA, com organização da SREC.
Durante este ano, eu e o meu colega Rodolfo Cró, compilámos algum do material que era usado com alunos que começam a aprender a tocar braguinha, com o intuito de criar este manual. Era algo de que se falava há um tempo, já desde que era meu colega Roberto Moniz, o qual contribuiu muito para este caminho que está a ser seguido no ensino deste instrumento. Tanto para mais que não há conhecimento de outro método, senão um datado do final do século XIX.
Este livro está organizado de forma a que seja feita uma aprendizagem passo a passo, começando por tocar apenas com as cordas soltas, e gradualmente aprendendo outras notas. Para cada uma delas é dedicado um exercício, bem como uma peça musical.
É composto também por toda outra informação básica para a execução do instrumento: postura correcta, colocação das mãos, nomenclatura das diversas partes constituintes.
Anexado ao livro vem um CD, com o qual se poderá estudar em casa os exercícios e as canções no livro contidas.
Um agradecimento especial a todos os que estiveram envolvidos na elaboração deste projecto.
E que venha o próximo...
Mais um excelente manual de trabalho...obrigado e como já disseram anteriormente, venha mais um...
ResponderEliminarParabéns amigo, fico feliz por conseguires realizar este projecto que já fazia falta!
ResponderEliminarUm abraço e espero que já tenhas iniciado o nº2.
Sucesso para ti, Roberto Moritz e para o Rodolfo Cró.
Bem hajam aqueles que fazem perdurar a riqueza dos nossos costumes e tradições, elevando a qualidade ao patamar da excelência.
ResponderEliminarSe antes se transmitia a cultura de um povo de pais para filhos, rica herança, agora é também possível deixar registos de sabedoria, enriquecendo a aprendizagem dos mais novos executantes de cordofones.
Muitos parabéns por este trabalho.
ResponderEliminarQuem vive ligados os instrumentos tradicionais compreende bem a importância destes trabalhos.
Tens de me dizer como posso comprar um exemplar e se me envias aqui para os açores.
Grande abraço dos Açores
Rafael Carvalho
r_c_carvalho@hotmail.com
Os meus parabéns aos autores deste manual. Por tudo o que teem feito em prol do estudo, ensino e divulgação dos instrumentos populares da Madeira, este é, certamente, mais um excelente contributo.
ResponderEliminarGostaria de saber como posso adquirir um exemplar.
Saudações dos Açores - ilha Terceira.
Antes de mais, muito obrigado pelos vossos comentários.
ResponderEliminarPara adquirir este manual, poderão aceder à livraria on-line do GCEA.
No entanto ainda não está disponível. Ainda hoje estive a tratar desse assunto com um dos responsáveis da mesma, o qual me garantiu que muito em breve irá ser colocado o link.
Basta estar atento.
Bem haja!
Olá, sou guitarrista e um curioso pelos instrumentos tradicionais tais como o bandolim e o cavaquinho e estou bastante interessado em estudar o braguinha. Por isso gostava de saber se posso adaptar o meu cavaquinho ao encordoamento de nylon e que tipo de cordas devo comprar.
ResponderEliminarObrigado,
Nuno Fernandes