quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cordofonias - Manual de Braguinha



Foi ontem apresentado no Auditório do GCEA o manual de iniciação à Braguinha, Cordofonias - Braguinha 1, uma edição da Associação de Amigos do GCEA, com organização da SREC.
Durante este ano, eu e o meu colega Rodolfo Cró, compilámos algum do material que era usado com alunos que começam a aprender a tocar braguinha, com o intuito de criar este manual. Era algo de que se falava há um tempo, já desde que era meu colega Roberto Moniz, o qual contribuiu muito para este caminho que está a ser seguido no ensino deste instrumento. Tanto para mais que não há conhecimento de outro método, senão um datado do final do século XIX.

Este livro está organizado de forma a que seja feita uma aprendizagem passo a passo, começando por tocar apenas com as cordas soltas, e gradualmente aprendendo outras notas. Para cada uma delas é dedicado um exercício, bem como uma peça musical.

É composto também por toda outra informação básica para a execução do instrumento: postura correcta, colocação das mãos, nomenclatura das diversas partes constituintes.



Anexado ao livro vem um CD, com o qual se poderá estudar em casa os exercícios e as canções no livro contidas.

Um agradecimento especial a todos os que estiveram envolvidos na elaboração deste projecto.





E que venha o próximo...