É já na próxima semana que o grupo Xarabanda viaja até terras açorianas, para participar no festival Maia Folk, organização dos Amigos da Maia, na Ilha de Santa Maria.
Desde já sinto enorme interesse em visitar mais uma ilha deste arquipélago: será a quarta, depois de já ter estado na Terceira (passe o gracejo), São Miguel e São Jorge. De todas as vezes, para mostrar música insular. Cada vez mais é um pretexto para me sentir em casa, com os machetes na mão.
Sobre este festival, criado em 2007, posso referir alguns dos nomes que por ali passaram Brigada 14 de Janeiro (Elvas), Trovas ao Vento (Guimarães), Música Nostra, Aira da Pedra (Espanha), Cantares d'Outrora (Açores), Sebastião Antunes (Continente), Andarilhos (Continente), The Meltingpot band (Irlanda). E pelo que me quer parecer, o ambiente vivido naqueles dias durante o evento, é bem festivo. É isso que se quer...
Se permitem, uma nota final, enquanto participante em já alguns festivais deste género (e de outros também).
A última vez que aconteceu foi precisamente no Calheta Folk (São Jorge Açores) em Julho de 2008. É sempre saudável quando acontecem reencontros de pessoas já conhecidas, que apenas se encontram nestas situações (especial abraço aos Roncos do Diabo). E também o contacto com novas pessoas. Acredito que é disto que vivemos. Encontros e reencontros. Só tenho pena que não sejam mais frequentes. E que por vezes não sejam proporcionados nas poucas oportunidades que temos. Aqui e em qualquer lugar.
(Nota musical: esta mensagem foi composta a ouvir os grupos acima citados. Oiçam, pois vale a pena!)
Olá Roberto, assim é que é vivendo e explorando novas sonoridades através da música tradicional. Um abraço - Ricardo
ResponderEliminarAçores... que saudades. :D
ResponderEliminarQue tenham muita festa e muita boa música por lá.
Beijão grande
Branca
Grande texto!
ResponderEliminarMusica
gostei